quarta-feira, 31 de março de 2010

Emoldurado


Nas minhas incursões pelo Retrato, descobri este momento imortalizado há 100 anos, de Emiliano Zapata com o seu irmão Eufemio e as respectivas mulheres.
Quem será a figura iluminada e aprumada, no canto superior direito, emoldurada pelo ramo da árvore?

Porto


Fotografado pela minha filha de oito anos, na cidade do Porto, a partir do carro, em andamento.
Linhas de força, movimento, claro-escuro, cor.

Ritmo


Uma instalação do meu filho de seis anos. Receita: uma couvette e muitas colheres de café.

terça-feira, 30 de março de 2010

Os Meus Filmes #1


Da minha lista de filmes de eleição:
Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni, 1970. No argumento, além do próprio realizador, participaram ainda Sam Shepard e Tonino Guerra. Banda Sonora de Pink Floyd e Jerry Garcia.

30 de Março


Faz hoje 88 anos que Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Lusitânia, descolaram de Lisboa para a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul.
Foi a 30 de Março de 1922 e o destino era o Rio de Janeiro.
Fruto de avaria na aeronave, ver-se-iam obrigados a concluir a viagem num novo biplano, o Santa Cruz.
Comemorava-se então o primeiro centenário da independência do Brasil.
A viagem serviria de inspiração para os vôos posteriores de Charles Lindbergh.

PAIXÃO com morte anunciada


A paixão, do latim passione, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil, é uma emoção de ampliação do amor.
O acometido de paixão oferece a sua Individualidade em função do fascínio que o Outro exerce sobre ele.
A este propósito pode ver-se no CCB no dia 1 de Abril (e não é mentira) a oratória Madalena aos pés de Cristo, de Antonio Caldara.
Compositor veneziano, autor de óperas, missas, cantatas e oratórias, Antonio Caldara compôs esta obra cerca do ano de 1700. Trata da escolha angustiante de Madalena entre o Bem e o Mal. Dizem que revestida de beleza melódica, esplêndidas colorações e a abordagem compreensiva de um dilema muito humano.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Frank Lloyd Wright e a Ionização


Proponho um passeio matinal à Casa da Cascata, de FLW, junto ao Bear Run, nos arredores de Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos da América.

Segundo o site de uma marca de electrodomésticos, o nosso ambiente, devido à concentração de aparelhos eléctricos/electrónicos, quer em habitações quer no local de trabalho, atinge progressivamente um desiquilíbrio de cargas eléctricas. Desta forma, o uso intensivo de computadores, impressoras, écrans e outros resulta na predominância de iões positivos. O resultado é uma sensação de desconforto e de irritação. Ao contrário, os iões negativos são encontrados naturalmente na natureza, nomeadamente junto de fontes de água, cascatas, florestas e no ar matinal. A título exemplificativo, os níveis encontrados nessas três condições naturais são de, respectivamente 10,000 iões/cc; 18,000 iões /cc e 2,500 iões/cc. Os iões negativos são produzidos naturalmente na natureza através da colisão de gotículas de água e respectivas moléculas.

Frenologia


A Frenologia é a ciência que reivindica ser capaz de determinar o carácter, características da personalidade ou grau de criminalidade de um indivíduo pela forma da cabeça.
Desenvolvida por Franz J. Gall tornou-se popular no século XIX. Está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência. Adquiriu, no entanto, créditos enquanto protociência pelo seu contributo para a investigação médica.
O seu princípio - em que o cérebro é o órgão controlador dos jogos da mente - estabelece as diferentes faculdades mentais e comportamentos, em que cada sentido tem a sua representação numa zona diferente.