quarta-feira, 28 de abril de 2010

O "Mãos de Ferro"


Há 88 anos, no dia 28 de Abril de 1922, nascia Frederico Barrigana, o "Mãos de Ferro".
Depois de uma curta incursão pelo SCP, Barrigana estreou-se no Futebol Clube do Porto em 1943, na sequência da saída do país, por razões políticas, do guarda-redes húngaro Bela Andrasik.
O jornal Record considerou-o um dos melhores jogadores portugueses de sempre.
Deixo aqui a imagem de uma das suas extraordinárias defesas.

sábado, 24 de abril de 2010

Universo Reflectido


O Hubble faz hoje 20 anos e ao longo desse tempo tem-nos proporcionado visões telescópicas fascinantes.
Em 2014 irá reformar-se e ser substituído pelo novo James Webb, de maiores potencialidades. Deixo uma imagem da construção da sua lâmina de espelhos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os Meus Filmes #3

Excerto de The New World, de Terrence Malick, 2005
No Dia da Terra, deixo aqui a visão de Malick da expressão da natureza contida na "Princesa" powatan Pocahontas.
Nestes minutos finais do filme, depois da sua morte, o espírito da índia, em comunhão com a vida, revela-se ao som de O Ouro do Reno: Entrada dos Deuses em Valhalla, a primeira parte da tetralogia de óperas O Anel do Nibelungo (1869), de Richard Wagner.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Samuel Langhorne Clemens


Faz hoje 100 anos que morreu Mark Twain.
Lembro-me da primeira vez que li As Aventuras de Tom Sawyer. Com Tom e Huck sonhava e também eu corria descalço ao longo do Mississipi acompanhando os barcos a vapor. Era ainda pequeno e tudo aquilo me entusiasmou. Ali tive talvez das primeiras lições literárias sobre a natureza humana.
No capítulo cinco A CAROCHA E A SUA PRESA, na presença de toda a comunidade -- de Tom, da tia Polly, do chefe dos correios, da viúva Douglas, do major Ward, de Mrs. Ward, do advogado Riverson, das raparigas vestidas de cambraia e cheias de fitas, dos rapazes de cabelo empastado e risonhos, do rapaz modelo Willie Mufferson -- depois do sino tocar e tudo caír num silêncio profundo, a voz do padre Sprangue, que começava num tom médio, dizia:
Subirei aos céus num «leito» florido
Enquanto outros lutam em «mares» sangrentos.

Deixo aqui hoje uma interessante foto do escritor:
Mark Twain no laboratório de Nicola Tesla, Primavera de 1894

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PENSAMENTO b

"Um príncipe sábio, portanto, sempre evitou este género de tropas, preferindo-lhe as próprias; e mais quis ser derrotado com os seus do que vencer com os outros, considerando falaz vitória aquela que com as armas alheias se consegue."Nicolau Maquiavel, O Príncipe, 1513 (publicado postumamente em 1532)

domingo, 18 de abril de 2010

Era o que faltava!


O alpinista português João Garcia atingiu ontem, pelas 13:30, hora local, o cume do Annapurna, o único que lhe faltava para ficar na história dos alpinistas (muito poucos) a conseguir escalar, sem ajuda de oxigénio artificial, os 14 cumes do planeta acima dos 8000 metros de altitude. Não é para todos. Parabéns!

Cinema em CANNES



Está oficialmente lançado o Festival de Cannes, a decorrer de 12 a 23 de Maio.
Só para referir alguns, irá haver estreias de:
Manuel de Oliveira (O Estranho Caso de Angélica), Ridley Scott (Robin Hood), Abbas Kiarostami (Copie Conforme), Mike Leigh (Another Year); Nikita Mikhalkov (O Sol Enganador 2), Bertrand Tavernier (La Princesse de Montpensier), Mathieu Amalric (Des Hommes et des Dieux), Alejandro González Iñárritu (Biutiful), Takeshi Kitano (Outrage), Daniele Luchetti (La Nostra Vita), Lee Chang-dong (Poetry), Woody Allen (You Will Meet a Tall Dark Stranger), Stephen Frears (Tamara Drewe), Oliver Stone (Money Never Sleeps), Otar Iosseliani (Chantrapas), Patrício Guzmán (Nostalgia de la Luz).
Não se sabe ainda se irão alinhar François Ozon (Potiche) e, aqui com especial destaque por mim conferido dada a admiração que tenho pela obra do realizador, Terrence Malick (The Tree of Life).
Vamos aguardar, com água na boca.

KRAKÓW, de Luto.


Cracóvia, é hoje o cenário do funeral de Lech Kaczynski e outras vítimas e o seu povo está triste, levou um rebate nos sonhos e esperanças que transportava.
A reconciliação com a Rússia parece estar a decorrer.
Deixo uma gravura da cidade:
Cracóvia, Crónicas de Nuremberga, Hartmann Schedel, 1493.

sábado, 17 de abril de 2010

Os Meus Filmes #2


Tinha 15 anos quando em 1982 vi Blade Runner, no Cinema Lido, Amadora.
Fascinou-me, ocupou-me o pensamento durante dias seguidos.
Quanto ao livro, até o tinha na estante, de Philip K. Dick "Do Android Dreams of Electric Sheep", da colecção que estava a fazer de ficção científica da Europa América, mas ainda por ler. A sua primeira edição foi em 1968.
No filme, a história fez-me reflectir sobre o sublime e o sinistro, a beleza, o medo, a vida e a morte, o bem e o mal, a natureza e a ciência.
Philip Kindred Dick morreu em 2 de Março desse ano e não chegou a ver a obra de Ridley Scott, lançada a 25 de Junho.
A cena que aqui coloco é das que melhor representa a magia do imaginário do filme e, sem qualquer hesitação, a minha preferida.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Voz do Dono (e os ouvidos de Nipper)



Quando soube da comemoração do Dia Mundial da Voz, pensei imediatamente na etiqueta da HMV.
Ainda guardo alguns discos em vinil com esta etiqueta.
Durante os anos 1890's, o pintor inglês Francis Barraud pintou um retrato do cão do seu irmão, Nipper, com ar curioso a ouvir um gramofone.
Cerca de dez anos mais tarde, quando, numa viagem a Inglaterra, Emile Berliner viu o quadro, comprou-o e de imediato o patenteou como marca registada. A Victor Talking Machine começou a usar a imagem em 1902 e em 1909 já representava a Gramophone Company.
Hoje, a HMV, diluída na EMI e noutras companhias, ainda mantém numa parede do seu escritório o quadro original.
Escreveu um dia o seu autor:
"If Nipper only knew that, he would wag his little stumpy tail so proudly. He did not know he was going to be handed down to posterity. No more did I. Nipper bids fair to go on listening into the ages."
Francis Barraud, The Strand Magazine, 1916.

Razão Vulcaniana versus Emoção Humana


Claro que na cultura popular existe uma outra referência importante a Vulcano, a do planeta de Spock, no seu universo ficcional.
Tripulante da nave USS Enterprise, da série americana O Caminho das Estrelas (Star Trek), Spock é filho de uma humana e de um vulcaniano.
A personagem (protagonizada pelo actor Leonard Nimoy) apresenta um conflito interno entre a razão/lógica da sua metade vulcaniana e a emoção/intuição do seu lado humano.
Compreendo-o Mr. Spock.

A Ira de Vulcano


Vulcano, deus romano associado ao fogo, aos vulcões e ao artesanato. Sob o monte Etna, fazia armas para outros deuses e heróis, na sua forja.
Parece que durante esta semana, não muito longe do pólo norte, lá para os lados do glaciar Eyjafjallajokull, quis mostrar a sua ira.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parabéns Mestre Leonardo!


Faz hoje anos que nasceu Leonardo da Vinci. Em sua homenagem, deixo aqui a imagem de uma das minhas preferências.
A Dama do Arminho, cerca de 1489-1490. É o retrato de Cecilia Gallerani, que na altura seria provavelmente amante de Ludovico Sforza.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Café

No dia mundial do café, dedico esta memória a meu pai.

"O melhor café é o d' A Brasileira". Frase que fez muito parte lá de casa, na minha infância. Recorda-me os tantos e tantos dias em que pela mão da minha mãe e com a minha irmã, chegados de comboio à estação do Rossio, nos dirigíamos ao escritório da empresa, nas escadinhas do duque. Passada a porta mágica de entrada à beira do passeio estreito, surgia a escada em madeira maciça, íngreme e a direito. Agarrados ao corrimão redondo aparafusado à parede, à medida que se descia iam-se revelando os cheiros dos lotes de cafés vindos de África e da América do Sul. Por detrás de uma porta com janela de vidro estava o meu pai, que administrava.

PENSAMENTO a

"O problema crucial é o seguinte: a filosofia aspira à verdade total, que o mundo não quer".
karl Jaspers

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cogumelos Alucinogénicos?


Segundo o jornal O Público, um jornalista que ligou há uns dias para o telemóvel do génio matemático Grigory Perelman tentando entrevistá-lo sobre o prémio no valor de um milhão de dólares que pretendem atribuir-lhe, e que ele irá eventualmente recusar, obteve do russo de 43 anos apenas a resposta "Pare de me incomodar, estou a apanhar cogumelos".

terça-feira, 6 de abril de 2010

Quatro pelo Preço de Um (Verão, Desenho, Ambiente e Basquetebol)


Proponho, para as Férias de Verão, uma visita à cidade de Portland, no noroeste dos Estados Unidos, no estado de Oregon.
Portland, conhecida como A Cidade das Rosas, recebe em Julho deste ano o 1º Simpósio Internacional de Esboço Urbano.
Útil para os adeptos de diários gráficos, uma estadia em Portland poderá ter interesse acrescido por se tratar de uma das cidades mundiais menos poluídas, fruto da percentagem assinalável de carros/transportes públicos movidos a energia eléctrica.
Pode ser também uma boa oportunidade para visitar o Rose Garden, pavilhão dos Portland Blazers, da NBA, onde jogam os extraordinários Andre Miller e Brandon Roy.

Clorofila e Pérolas de Água


Nas minhas Férias da Páscoa, levantei-me com o orvalho, no jardim da casa de família na Beira. Fiz uma fotografia.