domingo, 30 de maio de 2010

Born to be Wild


Dennis Hopper, por Andy Warhol, 1971
Dennis Hopper morreu ontem, em casa, aos 74 anos.
Artista prometedor (fotógrafo, escultor, pintor) abdicaria de tudo por uma carreira no cinema. Uma carreira que se tornaria dura, e obrigada a sair do mainstream, devido às dificuldades causadas pelas influências de que Henry Hathaway gozava na indústria. O actor e realizador estreou-se em Johnny Guitar, em 1954.
Deixo aqui o seu retrato.

sábado, 29 de maio de 2010

Minority Report?


A Sony apresentou o seu primeiro ecrã flexível.
Este ecrã OLED (Organic Light-Emitting Diode) de 4,1 polegadas, mede 80 micrómetros.
Pode enrolar-se facilmente e é mais fino que um cabelo. Mesmo dobrado, consegue manter qualidade e nitidez nas imagens em movimento.
Uma vez mais, o futuro ficcionado por Philip K. Dick, torna-se realidade.

Festival de Sintra 2010


Abriu ontem o 45º Festival de Sintra.
No dia 2 de Julho, por exemplo, proponho um passeio ao Palácio Nacional de Sintra, no Largo Rainha D. Amélia, e assistir a O Elixir do Amor, de Donizetti, pela Companhia Portuguesa de Ópera.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

GG


Gosto de Gaios, acho que aprendi com o meu pai.
Na floresta da minha infância, na Beira, admirava-os e apreciava-lhes os hábitos, os banquetes de amoras e lagartixas.
Podem por esta altura ser vistos os seus ninhos.
Os de maior longevidade podem viver até 20 anos.
Carl Von Linné (o senhor do vulgar) classificou-os um dia como Garrulus Glandarius.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MAPear os POP


O MAP não morreu.
O Museu de Arte Popular, que esteve para acabar há quatro anos por indicação dos responsáveis da cultura de então, conseguiu sobreviver e reabre amanhã, terça-feira, dia 18 de Maio.
Este é um daqueles momentos (nem sempre garantidos) em que a razão e o bom senso conseguiram prevalecer. Há que aproveitar e ir visitá-lo, já que até tem vista para o enorme rio Tejo.
Sugiro acompanhamento de Pastéis de Belém.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Qui est-il? Le silence.


Romeu & Julieta


Um objecto, o Alfa Romeo Giulietta, de 1961, é belo.
Vou colocá-lo aqui, hei-de olhar para ele de vez em quando.

Santa Joana Princesa


Hoje é dia de Santa Joana de Portugal.
Princesa da Casa de Avis, filha do rei D. Afonso V e de sua primeira mulher, a rainha D. Isabel, Joana foi herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve até ao nascimento do seu irmão, o futuro rei D. João II, de quem viria a ser grande apoiante.
Joana foi regente em 1471, por altura da expedição de D. Afonso V a Tânger.
Após recusar diversas propostas de casamento, nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. Viveu, no entanto, a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, até à data da sua morte, aos 38 anos.
Joana foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

terça-feira, 11 de maio de 2010

When You're Strange


Chamo a atenção para When You're Strange, o novo filme documentário sobre os Doors, realizado por Tom DiCillo.
Segundo o autor, que refuta as abordagens convencionais do cinema documental nesta sua obra, "You see, what you have to understand about Jim...".
Destaca-se a prosa da narração de Johnny Depp, enquanto o resto do filme é poesia.

PENSAMENTO d

Schelling e Pelléas
"O mundo submete todo o empreendimento a uma alternativa: o sucesso ou o insucesso, a vitória ou a derrota. Protesto com base numa outra lógica: estou, ao mesmo tempo e contraditoriamente, feliz e infeliz: «sucesso» ou «insucesso» não têm para mim senão um significado contingente, passageiro (o que não impede a violência dos meus sofrimentos e desejos); o que me anima, surda e obstinadamente, nada tem de táctico: aceito e afirmo, independentemente de ser verdadeiro ou falso, bem sucedido ou mal sucedido; afasto-me de toda a finalidade, vivo à mercê do acaso (à medida que as figuras do meu discurso me vêm à mente como as jogadas dos dados). Enfrentando a aventura (o que me sucede), não saio nem vencedor nem vencido: sou trágico."
Roland Barthes, Fragmentos de Um Discurso Amoroso

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Joseph


Chegará amanhã a Portugal o Papa Benedictus XVI.
Pode ser bom ir ouvir as suas ideias e palavras.
Segundo as palavras de Frei Bento, que cita Jean Mercier, apesar das dificuldades em compreender as recomposições actuais do fenómeno religioso, o cristianismo está bem vivo.
Com dois mil milhões de crentes, é a primeira energia espiritual da Terra. A sua distribuição é muito desigual. Na Europa reside apenas um quarto dos cristãos do globo: 280 milhões de católicos, cerca de 100 milhões de protestantes e 150 milhões de ortodoxos, maioritariamente russos.
A imensa maioria dos crentes ligados a Cristo está situada no Novo Mundo: 275 milhões na América do Norte e 530 milhões na parte latina do continente. Estes últimos são maioritariamente católicos, mas o protestantismo evangélico está em crescimento desde há 30 anos, apoiado em expressões consideradas fundamentalistas.
Em África, os cristãos encontram-se sobretudo na cintura equatorial. Na Ásia, nas Filipinas, no Vietname e na China revelam um forte desenvolvimento. Pelo contrário, a presença cristã no Próximo e Médio Oriente, que a viu nascer, está cada vez mais debilitada sob a pressão do islamismo e dos desenvolvimentos da guerra no Iraque.
Segundo o Anuário Estatístico da Igreja, entre 2000 e 2008, o número de católicos passou de 1045 milhões para 1166 milhões: um aumento de 11,54 por cento.
in jornal Público, 10 de Maio de 2010

Ornithorhynchus Anatinus


Animal verdadeiramente intrigante, apetece-me hoje prestar-lhe uma homenagem e exibi-lo: o Ornitorrinco.

PENSAMENTO c

De um poeta de que muito gosto,
e pai de amigos de quase infância:


E TUDO ERA POSSÍVEL

Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de Maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não sei dizer

Só sei que tinha o poder de uma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer

Ruy Belo, Antologia Poética: Cidadão de longe e de ninguém

quinta-feira, 6 de maio de 2010

The Seeds of Love

Deixo o video do interessante pavilhão do Reino Unido na Expo Shangai 2010, criado por Thomas Heatherwick.
O filme explora as superfícies interior e exterior desta Catedral das Sementes, que expôe exemplares de sementes encastradas nas extremidades de 60.000 segmentos de fibra óptica.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Koniec


Faz hoje 1 ano que morreu Vasco Granja. Não conheci o homem mas conheci o apresentador e entusiasta de desenhos animados. Tinha 7 anos quando o seu programa "Cinema de Animação" estreou na RTP. Trazido por ele vibrei com O Lápis Mágico, Bugs Bunny, Speedy González ou a Pantera Cor-de-Rosa e eram manhãs mágicas aquelas de Sábado. Ao cair do pano de algumas histórias vindas de leste, Koniec terá sido a primeira palavra que li em polaco. Quer dizer Fim.
Deixo aqui uma imagem de Vasco granja a ver o 1º filme de animação de Mickey Mouse.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Manancial


Mapa da ilha da Jamaica, 1720, Herman Moll
Há exactamente 516 anos Cristóvão Colombo atracou ao largo de uma ilha no Mar do Caribe, a Jamaica. De acordo com alguns estudiosos, o nome da ilha tem origem na designação "Xamayca" atribuída pelo povo Arawak, cujo significado é "Terra dos Mananciais" (devido à existência de fontes e florestas abundantes).
Reclamada pelos reis Isabel I e Fernando II, foi durante algum tempo legitimada como propriedade privada do navegador ao serviço da coroa espanhola.
Comprada pelos ingleses em 1670, seria, durante cerca de dois séculos, o maior exportador mundial de cana do açúcar (fundamentalmente à custa de trabalho escravo).
Deixo aqui a imagem do mapa desenhado pelo geógrafo, cartógrafo e gravador Herman Moll.

sábado, 1 de maio de 2010

Os Meus Filmes #4


How Green Was My Valley, de John Ford, 1941.
Para qualquer miúdo em tomadas de decisões, revisito uma cena de interesse: lutar ou não lutar?, eis a questão. Ou de como instruir ou não um filho nessa arte.