segunda-feira, 27 de setembro de 2010

(ou Bussaco, de acordo com a grafia antiga)

Foi no Buçaco, em 1810, que, no decorrer da Guerra Peninsular, portugueses e ingleses se uniram, para combater os franceses bonapartistas. Assinala-se hoje o Bicentenário dessa vitória.

domingo, 26 de setembro de 2010

O Cine Pioneiro

Há exactamente 101 anos, na cidade polaca de Szczecin, nasceria aquele que é considerado o cinema mais antigo no mundo: o Kino Pionier.
O Kino Pionier, inicialmente baptizado Helios, foi fundado em 26 de setembro de 1909 por Albert Pitzke, um homem das altas esferas sociais alemãs.
Um anúncio encontrado no jornal Stettiner Abendpost mostra que, à época, o cinema oferecia "um programa sensacional e excelentes filmes contemporâneos".
Em 1999, o cinéfilo Jerzy Miskiewicz (antigo supervisor de cinemas do antigo regime socialista) concretizou um sonho antigo e comprou o edifício do cinema, que se encontrava em péssimo estado de conservação. Apenas algumas dezenas de cadeiras de madeira e um aquecedor a carvão restavam.
Com a recuperação do edifício e o restauro do seu interior salvou-se o cinema mais antigo do mundo.

sábado, 25 de setembro de 2010

A Conta dos Direitos

A 25 de Setembro de 1789 foi redigida a United States Bill of Rights (Carta dos Direitos dos Estados Unidos), o nome pelo qual as dez primeiras emendas à Constituição daquele país são conhecidas. Foram introduzidas por James Madison em 1789, no 1º Congresso dos Estados Unidos, e entrou em vigor em 15 de dezembro de 1791, ratificada por três quartos dos estados.
A Bill of Rights proíbe a violação do "…direito do povo de manter e portar armas…" e proíbe o governo de privar qualquer pessoa da vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal. A Bill of Rights afirma que "a enumeração na Constituição, de certos direitos, não deve ser interpretada como negando ou coibindo outros direitos do povo".

domingo, 19 de setembro de 2010

Drive

O que nos impele todos os dias?


Drive, de Jane Osborne - 1ª Parte




Drive, de Jane Osborne - 2ª Parte

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bits

"O Magalhães é o maior assassino da literatura em Portugal."
António Barreto, numa entrevista de Carlos Vaz Marques

Pedalada



Tenho ali algures numa estante o Manual de Futebol do Zé Carioca onde fiquei a saber tantos e quantos factos sobre jogadores de eleição. Lembro-me bem de, tal como com Pelé e Garrincha ou Cruyff e Beckenbauer, me ter demorado com Leônidas da Silva e numa fotografia sua.
Faria hoje 97 anos o inventor do pontapé de bicicleta, conhecido como o "Diamante Negro".
Ao longo da sua carreira, Leônidas da Silva jogou pelo Botafogo, o Peñarol, o Flamengo e o São Paulo.
Num jogo internacional entre o São Paulo e a Juventus de Itália, que o clube brasileiro venceu por 8-0, um fotógrafo imortalizou a sua mais famosa jogada. Deixo aqui hoje essa imagem.

sábado, 4 de setembro de 2010

Os Arqueiros


Os realizadores Michael Powell e Emeric Pressburger, conhecidos por The Archers, fizeram durante os anos 1940 e 1950 uma série de filmes que influenciaram uma grande parte do cinema que estaria por vir.
Foi no início dos anos 1980 que os descobri e em meados dessa década haveria de passar no cinema São Jorge, em Lisboa, um ciclo dedicado aos realizadores, que me deu a conhecer o todo da rara qualidade e brilhante cinematografia dos britânicos.
Destaco The Red Shoes; A Matter of Life and Death; Peeping Tom; Life and Death of Colonel Blimp; Black Narcissus; The Elusive Pimpernel e I Know Here I´m Going!.

Os Meus Filmes #10

Os Meus Filmes #9

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PENSAMENTO e

"La Joconde sourit
parce que tous ceux qui lui ont dessiné des moustaches
sont morts."André Malraux, em "La Tête d’ Obsidienne"