sábado, 30 de outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Identidade Portuguesa na América


Num dia em que toda a imprensa britânica e norte-americana ocupa os seus espaços com a colocação de notícias, videos e banners celebradores do Halloween, não pude deixar de registar esta página do Washington Post.

sábado, 23 de outubro de 2010

Self Service

Um dos maiores mistérios da natureza está dentro da cabeça de cada um de nós. Do nosso Self. Como é que o nosso cérebro gera a consciência? Como consegue articular a nossa percepção do mundo com o nosso sentir do mundo e de nós próprios? Como fabrica subjectividade, esse atributo exclusivamente humano da mente consciente?
O neurocientista português António Damásio tem dedicado a vida ao estudo das bases biológicas da consciência e do papel das emoções na consciência, na tomada de decisão ou no sentido moral. Áreas que eram consideradas totalmente inacessíveis aos métodos da experimentação no laboratório. Para António Damásio, coisas à partida tão distantes da ciência “dura” como a música ou as artes são na realidade indissociáveis da problemática das bases neurais da consciência: como explicar de outra forma de onde nos vem essa nossa tão natural capacidade de nos emocionarmos com uma peça de Bach, com uma paisagem, ou com o azul do mar?
No início deste mês o cientista passou por Lisboa e lançou o seu último livro, O Livro da Consciência.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mais um Ecrã

A Fnac lança o seu próprio leitor de e-books.
O FnacBook estará à venda em França a partir do próximo mês. Não se sabe quando vai estar disponível em Portugal.
O dispositivo, que vai custar 199 euros, traz já 50 obras clássicas pré-instaladas. Haverá também cerca de 80 mil títulos digitais disponíveis que poderão ser adquiridos através da loja Fnac.
O FnacBook pesa cerca de 140 g, tem um ecrã táctil de seis polegadas e ligações wi-fi e 3G.
O aparelho reproduzirá os formatos pub, pdf, txt, html5, jpeg, bmp, png e ainda mp3. Sobre as páginas digitais podem ainda escrever-se anotações e fazer zoom.
O aparelho irá dispor de sincronização com computadores (Windows e Mac) e a autonomia é de cerca de 15 horas de leitura ou reprodução de ficheiros mp3.
O lançamento do FnacBook não constitui uma surpresa, uma vez que há já algum tempo outras cadeias de produtos culturais lançaram os seus modelos: a Amazon foi a primeira, com o Kindle, e a Barnes & Noble criou o Nook.

Mariana

Homenagem a Mariana Rey Monteiro. Só porque gostava dela.

Oryctes Nasicornis

Homenagem ao Escaravelho Rinoceronte. Só porque gosto dele.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Movimentos

O Estádio do Dragão integrou os palcos da 5ª edição do Trama, Festival de Artes Perfomativas, que se realizou de 14 a 17 de Outubro, na Invicta. O recinto azul e branco recebeu a peça «Furlan Número 8», durante a qual o actor Massimo Furlan reproduziu todos os movimentos realizados por Madjer na final de Viena, marcada para sempre pela vitória do FC Porto sobre o Bayern (2-1) e pela conquista da primeira UEFA Champions League.
No âmbito das actividades do Conselho Cultural, o FC Porto juntou-se desta forma aos parceiros da Fundação de Serralves e do Trama, numa simbiose entre duas das marcas mais visíveis da cidade.
Segundo a representante do Conselho Cultural, «O futebol está permanentemente ligado à criação de ícones, por isso esta é uma oportunidade para o alargamento cultural e para captar novos públicos para a arte contemporânea. É um espectáculo feliz para assinalar o arranque das actividades do novo Conselho Cultural do FC Porto e de uma parceria com Serralves para outros projectos».

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Filme de se perder a cabeça


"Um sicário destaca-se pelo seu profissionalismo. Não desperdiça munições desnecessariamente, não faz a sua vítima sofrer, pensa antes de agir. Qualquer crime que não traga essas marcas é obra de um impostor. O sicário é um profissional do crime, como um arquitecto é um profissional da arquitectura ou um engenheiro da engenharia."
Quem o afirma é um sicário arrependido no filme documentário de Gianfranco Rosi, El Sicario Room 164.
O cineasta italiano foi a Ciudad Juárez, a capital do narcotráfico mexicano e registou o depoimento deste assassino "reformado", cuja identidade é mantida no anonimato devido ao prémio de 250 mil dólares que existe pela sua cabeça.
Melhor então cobri-la, realmente.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Literatura

Segundo o jornal O Público, o arquivo do escritor americano David Foster Wallace já está disponível para visualização na Universidade do Texas, em Austin.
A obra do autor, que se suicidou aos 46 anos (em 2008) foi cedida à Universidade do Texas em Dezembro do ano passado.
Entre os trabalhos de Wallace podem encontrar-se notas manuscritas, rascunhos de alguns trabalhos, materiais didácticos dos tempos em que o autor dava aulas e vários livros anotados de outros autores.
Karen Green, viúva de Wallace, e Bonnie Nadell, agente do escritor, reuniram e organizaram todos os papéis, trabalhos e livros amontoados na garagem da casa do escritor e doaram-nos ao Centro Harry Ransom na Universidade do Texas. São no total 34 caixas, 8 pastas de manuscritos e 298 livros da biblioteca pessoal de David Foster Wallace.
A comissária do centro, Molly Schwartzburg, contou que tentaram várias vezes contactar o autor quando “ainda estava vivo, mas este nunca respondeu”. Depois da sua morte, a família entrou em contacto com o centro.

Galileu em Júpiter, com aceleração em Vénus


A sonda espacial Galileu saiu para o espaço há 21 anos com a finalidade de estudar o planeta Júpiter e as suas luas.
Foi lançada a 18 de Outubro de 1989 no vaivém espacial Atlantis.
Já no espaço, ao passar pela órbita de Vénus, a sonda ganhou aceleração graças à força da gravidade daquele planeta.
Após uma longa viagem de seis anos pelo espaço, chegaria a Júpiter no dia 7 de Dezembro de 1995, em cuja órbita se deslocou durante oito anos a analisar o planeta.
A 21 de Setembro de 2003, a missão Galileu foi dada por encerrada ao enviar a sonda à velocidade de 50 Km/s na direcção da densa atmosfera de Júpiter, para garantir que nenhuma lua local pudesse ser contaminada com microrganismos da Terra.

sábado, 16 de outubro de 2010

Y O O X

Federico Marchetti gosta de se comparar a Caronte, o barqueiro que leva Dante ao submundo. Quando no ano 2000 fundou a Yoox.com, o mercado online de descontos na roupa de alto pronto-a-vestir e acessórios, Marchetti ajudou as marcas a navegar nas águas movediças da Internet.
Entrevistado no apartamento duplex em que vive, junto ao Teatro dal Verme no bairro Magenta de Milão, diz "Caronte é como uma ponte entre dois mundos, no meu caso aproximei a moda e a Internet, dois mundos tão afastados há dez anos atrás e agora mais próximos que nunca".
Mas ao Contrário de Caronte, que maltratava os pecadores, a Yoox.com, com o seu mundo de sobre stocks e stocks não vendidos de todas as estações e colecções, atrai mais de 6 milhões de novos utilizadores num mês.
Mais recentemente, a Yoox começou a vender peças de designers como Achille Castiglioni ou Philippe Starck, uma iniciativa que faz tanto pela estratégia comercial de Marchetti como pela sua paixão pela arte e o design, onde se evidenciam a fixação pelas criações de Ettore Sottsass, Franz West, Yoshitomo Nara e Mark Kostabi. Em lugar de destaque, orgulhosamente ostentado sobre a sua lareira, possui o retrato de Drácula por Andy Warhol.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

He had a dream

Neste dia, há 46 anos, Martin Luther King Jr. recebeu o Prémio Nobel da Paz, pela sua resistência não violenta.
Deixo hoje aqui a imagem de uma das suas marchas de protesto.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Astro Dançante?

A 13 de Outubro de 1917 deu-se o Milagre do Sol na Cova da Iría, Fátima. O fenómeno seria testemunhado, diz-se, por cerca de 70 mil pessoas. As estimativas do tamanho da multidão variam de 40.000 (segundo Avelino de Almeida, jornalista do jornal O Século) a 100.000 (segundo José de Almeida Garrett, professor de ciências naturais na Universidade de Coimbra). Ambos presenciaram localmente o fenómeno.
Os 3 pastorinhos haviam relatado, em data anterior, que Nossa Senhora tinha prometido um milagre para o meio-dia de 13 de Outubro, na Cova da Iría, "para que todos pudessem acreditar".
De acordo com muitas indicações das testemunhas, "após uma chuva torrencial as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu". Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco de proporções solares, semelhante à Lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens. Foi relatado que o Sol se teria movido num padrão em ziguezague, assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo.
De acordo com relatórios das testemunhas, o Milagre do Sol durou aproximadamente dez minutos.
Durante o dia do fenómeno, não foi reportada nenhuma observação científica extraordinária do Sol em observatórios de todo o mundo.
Os factos: do milagre ser anunciado antecipadamente, assim como o início e o final abruptos do acontecimento, a natureza diversa dos observadores (que incluía crentes e descrentes) e a actividade do Sol reportada (visível a pessoas a 18 quilómetros de distância do lugar) afastam a hipótese de histeria em massa.
Tentou explicar-se o fenómeno com base na actividade da natureza, mas a predição do que iria ocorrer numa determinada data põe a explicação natural em causa.
Um professor do Instituto de Física da Universidade de Lovaina, Auguste Meessen, afirmou que as observações relatadas foram efeitos ópticos causados pela prolongada observação directa do Sol. Meessen alega que as imagens residuais na retina, produzidas após breves períodos de olhar fixo no Sol, são a causa provável dos efeitos observados de figuras humanas a dançar dentro e fora do Astro.
Deixo aqui uma imagem do acontecimento desse dia e das testemunhas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Joana, a Estupenda

'La Stupenda', Joan Sutherland, morreu ontem aos 83 anos, em sua casa, na Suiça. 
Partiu uma das grandes vozes do séc. XX.
Sutherland era estimada pela sua voz bela e cheia, de uma rara combinação entre volume e extensão vocal, e com uma notável flexibilidade na realização de intrincados ornamentos vocais e de sobreagudos.

domingo, 10 de outubro de 2010

Yersinia

A bactéria que originou a Peste Negra, na Idade Média, foi identificada.
Segundo o artigo publicado na "Public Library of Science Pathogens", a pandemia que assolou a Europa entre os sécs. XIV e XVIII foi causada pela Yersinia pestis, a bactéria da peste bubónica, que se espalha através da saliva das pulgas de ratos infectados, que estão em contacto com os seres humanos.
A equipa de investigadores analisou restos genéticos das bactérias que ficaram nos ossos e nos dentes de 76 esqueletos enterrados em valas comuns da Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Holanda.

10.10.10

A percepção dos(s) mundo(s) em potências de 10...


Powers of Ten, 1977

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"I can't stand the quiet!"

A melhor cena de dança dos anos 90...


Simple Men, de Hal Hartley, 1992     Música - Kool Thing de Sonic Youth

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maaamy! Maaaaamy!

No dia 6 de Outubro de 1927 o Cinema tornava-se sonoro.
The Jazz Singer ("with Vitaphone" orgulhosamente anunciado) representou um avanço importante para a indústria e uma novidade tecnológica para a época.
No dia em que o filme sonoro cumpre 83 anos, deixo aqui a imagem do dia de estreia no Warner's Theatre.
Sam Warner, o principal promotor deste progresso, morreu no dia anterior, aos 39 anos.

Estoril Film Festival

É já no próximo mês de Novembro que decorrerá a quarta edição do Estoril Film Festival. De 5 a 14 de Novembro vão passar pelo Estoril nomes como Stephen Frears, Marisa Paredes ou John Malkovich – este último para apresentar a sua colecção de moda. São também esperados Lou Reed, com uma exposição de fotografia e um documentário, e a sua mulher, a genial Laurie Anderson, que fará parte do júri. Destaque ainda para Elia Suleiman, Vincent Gallo e Baltasar Garzón, o polémico juiz espanhol.

Para já foram divulgados cinco filmes em competição: «A Espada e a Rosa», do português João Nicolau; «The Autobiography of Nicolae Ceausescu” de Andrej Ujica; «Copacabana», de Marc Fitoussi; «In the Shadows» de Thomas Arslan e «Aurora», de Cristi Puiu. Circula o rumor de que o filme “The American”, de Anton Corbijn, poderá trazer George Clooney a Portugal. A ver vamos…

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Southern Comfort (dizem que era a sua bebida preferida)

As suas cinzas foram espalhadas no Pacífico há 40 anos.
Janis Joplin tinha 27 anos quando, a 4 de Outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia,  morreu, devido a uma overdose de heroína.