sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oscars - The 83rd Academy Awards

E na véspera de mais uma gala de Hollywood, deixo uma imagem do primeiro galardoado com o Óscar de Melhor Actor principal, Emil Jannings, em 1938, na companhia de Joseph Goebbels.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Snoopy & Friends

A propósito de evocações da infância, despertadas pelo post sobre Júlio Verne...


"She's a good skate, Charlie Brown" 1980

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As Horas

O seu único dom era conhecer as criaturas quase por instinto, pensava, seguindo o seu caminho. Se a deixavam numa sala com alguém, eriçava-se como um gato; ou ronronava. Devonshire House, Bath House, a casa da cacatua chinesa, vira-as uma vez, iluminadas; e recordava Sylvia, Fred, Sally Seton - quanta gente; e o baile a noite inteira; e as carroças a caminho do mercado; e o regresso de automóvel pelo Parque. Recordava que uma vez lançara um xelim na Serpentina. Mas recordar, todos recordavam; o que ela amava era isto, aqui, agora, na sua frente; a senhora gorda no carro. Importava então, indagava consigo, encaminhando-se para Bond Street, importava de facto que tivesse de desaparecer um dia, inevitavelmente? Tudo aquilo continuava sem ela. Sentia-o? Ou seria um consolo pensar que a morte acabava com tudo, absolutamente tudo? Ou, de qualquer maneira, pelas ruas de Londres, no fluxo e refluxo das coisas, talvez sobrevivesse, Peter sobrevivesse, vivessem um no outro, ela fazendo parte, estava certa, das árvores de casa; daquela casa ali, tão feia, toda a cair em pedaços como estava; parte de gente que nunca encontrara; espalhada, como uma névoa, entre as criaturas que melhor conhecia e que a sustentariam nos seus ramos, como vira as árvores sustentar a névoa, embora isso espargisse tanto a sua vida, e a si própria...
Virginia Woolf, Mrs. Dalloway


Philip Glass - The Hours

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Júlio Verne

Celebra-se hoje o 183º aniversário do nascimento de Júlio Verne. Como grande admirador não podia deixar de assinalar a data. Juntamente com Mark Twain, foi um dos primeiros responsáveis pelo nascimento do meu entusiasmo pela Literatura.
Vinte Mil Léguas Submarinas, A Ilha Misteriosa, A Volta ao Mundo em Oitenta dias, Viagem ao Centro da Terra ou Família sem Nome foram histórias que me entusiasmaram e fizeram vibrar.
No cinema, senti-me verdadeiramente impressionado pelas 20.000 Léguas Submarinas (1954) dos estúdios da Disney, realizado por Richard Fleischer e com James Mason, Kirk Douglas e Peter Lorre nos papéis principais. Nesse dia, teria eu uns 7 anos, sonhei na sala do Cinema Condes com todo aquele imaginário. E durante mais dias ainda sonhei também com a lula gigante que com os seus tentáculos se agarrava ao Nautilus e ri-me muito quando os nativos canibais da ilha saltavam sobre o convés do submarino no momento em que o Capitão Nemo lhes dava uma descarga de alta voltagem qual enguia eléctrica metálica.
Na televisão e pela RTP, não esqueci nunca Miguel Strogoff, pelo que me impressionou e interpelou nas várias dimensões da justiça humana que, à semelhança da cegueira do correio do czar imposta por uma espada incandescente, é como se sabe representada com uma venda nos olhos.
Pois viva Júlio Verne, que em grande medida enriqueceu a minha infância.
Deixo uma ilustração da primeira edição ilustrada, por Alphonse-Marie-Adolphe de Neuville, publicada pela Hetzel.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO f

"O andar de uma pessoa que se vai embora
é a alma da conversa que teve com outra."
Imagens de Pensamento, Walter Benjamin (1925-1934)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dom Afonso Henriques

No dia 6 de Dezembro de 1185 (há 826 anos) morria D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.
O seu corpo jaz no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, em frente ao de seu filho D. Sancho.
In Memoriam, deixo aqui uma representação do Cerco de Lisboa, que no ano de 1147 durou 4 meses.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sonho de uma Noite de Verão

Neste dia, há 202 anos, nascia em Hamburgo o compositor, pianista, organista e maestro alemão Felix Mendelssohn. Surgido no início do período Romântico e autor de ínúmeras e talentosas obras, deixou-nos, entre outras grandes criações suas, Ein Sommernachtstraum (Sonho de uma Noite de Verão), baseada na peça de teatro de William Shakespeare.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dáchenka

"A Dáchenka já não é uma bolinha indefesa de rabo a tremer, é agora um ser extremamente independente, felpudo e curioso, dentudo e traquinas, voraz e destruidor. Falando cientificamente, a Dáchenka evoluiu para uma criatura vertebrada (verte! bradra!) da família dos canídeos traquinas, ordem dos diabretes, género dos irrequietos, espécie dos bandidos, raça dos travessos-de-orelhas-pretas. Anda lançada por onde bem lhe apeteçe; toda a casa, todo o quintal, todo o universo infinito até à cerca são domínio dela. Neste universo há um sem-fim de coisas nas quais é necessário adentrar, ou seja adentar, ou seja testar a sua mordabilidade e, sempre que possível, a sua comestabilidade; há também uma data de sítios misteriosos onde se pode levar a cabo experiências muito interessantes para descobrir onde se fazem as melhores poças. (A Dáchenka optou pelo meu escritório e as suas redondezas, mas por vezes dá preferência à sala de estar.) A seguir é preciso descobrir quais são os melhores sítios para dormir (é sobretudo nos tapetes, ao colo das pessoas, no meio dos canteiros de flores, em cima da vassoura, na roupa lavada e acabada de passar, no cesto, no saco das compras, sobre a pele de cabra, nos sapatos, em cima do vidro da estufa, na pá do lixo, no tapete da entrada e, simplesmente, no chão)."
"Dáchenka ou a Vida de um Cachorrinho" é um pequeno livro publicado pela alfabeto em Janeiro de 2011, que acompanha o crescimento de uma pequena fox terrier traquina na descoberta do mundo. Narrado e ilustrado por Karel Capek (1890-1938), o escritor e dramaturgo checo que ficou conhecido como o criador da palavra robot (a partir de robota, palavra que significa trabalho compulsivo), em 1921 na peça de teatro R.U.R , iniciais de Rossum´s Universal Robots.