quarta-feira, 30 de março de 2011

Some like it Hot

Ontem, dia 29 de Março, a sonda Messenger captou aquela que é a primeira imagem, obtida a partir de uma nave espacial em órbita, do planeta mais próximo do Sol, Mercúrio.

terça-feira, 29 de março de 2011

Obras de Caridade

vigiar os polícias
ensinar os professores
confessar os padres
burlar os juristas
abater os talhantes
sangrar os médicos
condenar os juízes
difamar os críticos
morder os cães
comprar as batatas aos lavradores


Alberto Pimenta

segunda-feira, 28 de março de 2011

A visitar, em Serralves

Sugerimos visita à exposição sobre o trabalho de Henri Chopin (1922-2008), pioneiro da poesia sonora, autor de poesia visual e editor da revista Revue .
A Revue , com o seu ciclo de vida entre 1963-1974, foi uma publicação que continha obras de arte gráfica originais, da autoria de artistas de vanguarda de tendências diferentes.
E, já se sabe, uma vez na cidade do Porto, ir comer uma Francesinha, boa para o corpo e o espírito.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dar e Receber

E na sequência dos mais recentes protagonismos europeístas de ontem e hoje, seria talvez chegada a altura de fazer valer noss' alma e gente, começando a vender para fora muito mais caro nosso sol e mar?
Quantas gerações de Porsche, Mercedes, BMW, Audi, VW ou Opel valerão estes nossos recursos?
Ou como está cotado o nosso clima nas agências de rating?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Harry Houdini (nada na Terra pode detê-lo)

Assinala-se hoje o 137º aniversário do nascimento de Harry Houdini, aliás Ehrich Weiss. Deixo a imagem de um dos seus cartazes, exemplo interessante do design gráfico da época.

domingo, 20 de março de 2011

Mozart

Deixo a fotografia (a única) recentemente encontrada de Constance Mozart, a viúva do compositor, com a idade de 78 anos. A fotografia foi tirada em 1840 na cidade alemã de Altoetting, Baviera.
Primeira a contar da esquerda.

A não perder



domingo, 13 de março de 2011

Ser-no-Tempo

Para uma amiga:
"(...) a oração permite uma nova concepção do tempo.
(...) Sem a perspectiva da eternidade e da transcendência,
o tempo cadencia simplesmente os nossos passos
rumo a um horizonte que não tem futuro."
Papa Bento XVI

quinta-feira, 10 de março de 2011

Omnibus e Leonard Bernstein


Foi finalmente editada em DVD a série de programas televisivos que Leonard Bernstein fez para o "Omnibus".
O "Omnibus" foi um magazine cultural televisivo escrito pela Fundação Ford, difundido pelas três principais cadeias televisivas americanas, durante os anos 1950. Apresentado por Alistair Cooke, o programa oferecia relances e visões de tudo um pouco do domínio cultural: do Rei Lear de Orson Welles a Mike Nichols, mas é principalmente recordado pelos historiadores de Música por ter apresentado Leonard Bernstein às audiências televisivas. Nesta série de sete episódios, ao contrário do seu Concerto para a Juventude, Bernstein dirige-se particularmente aos espectadores adultos, num registo mediático considerado, ainda hoje, extremamente actual e fresco.

terça-feira, 8 de março de 2011

A propósito do Carnaval

À propos de Nice é um filme mudo, de 1930, formato curta-metragem, realizado por Jean Vigo. Documenta a vida em Nice, as suas gentes, as diferenças sociais e as celebrações de um carnaval. Vigo descreveu o filme do seguinte modo: " Neste filme, ao mostrarem-se alguns aspectos básicos de uma cidade, é um modo de vida que se põe em julgamento... os últimos arquejos de uma sociedade tão perdida no seu escapismo que nos enoja e torna-nos favoráveis a uma solução revolucionária."

segunda-feira, 7 de março de 2011

domingo, 6 de março de 2011

Entrudo


Entrudo deriva do latim introitus e significa "entrada" ou começo da Primavera, sendo um rito tradicional do paganismo romano. O Entrudo mais tradicional de Portugal é o de Lazarim, Vinhais e Podence, em Trás-os-Montes, com caretos e a Queima dos Compadres. No Lindoso, assistem-se aos cortejos imemoriais do Pai Velho, símbolo do velho ano e do Inverno. Os dias do Entrudo são turbulentos, demoníacos nas máscaras e caóticos. Formam-se grupos de rapazes contra grupos de raparigas, procurando cada um queimar o boneco de palha do oponente e lançar os versos mais insultuosos. O ponto alto é a leitura pública das "deixadas", testamentos que dividem simbolicamente um burro pelos rapazes e raparigas da aldeia. Estes dias de excesso e de libertação antecedem a Quaresma. Em Vinhais, à meia-noite de terça para quarta-feira, surgem os Diabos que ameaçam e assustam quem teve a ousadia de continuar na folia própria da data mas que deve terminar às doze badaladas da meia-noite, momento em que se entra na Quaresma, período de abstinência. Durante a Quarta-feira de Cinzas, andam à solta pelas ruas estes Diabos, sequiosos de almas pecadoras, recriando um ritual ancestral denominado pelo povo como o   Dia da Morte e dos Diabos.


sexta-feira, 4 de março de 2011

A Arte e a Vida



Horst P. Horst, Barefoot Beauty, 1941;  Imogen Cunningham, Another Arm, 1973

A arte baseia-se na vida, porém não como matéria mas como forma. Sendo a arte um produto directo do pensamento, é do pensamento que se serve como matéria; a forma vai buscá-la à vida. A obra de arte é um pensamento tornado vida: um desejo realizado de si-mesmo. Como realizado tem que usar a forma da vida, que é essencialmente a realização; como realizado em si-mesmo tem que tirar de si a matéria em que realiza.

Fernando Pessoa