sábado, 23 de abril de 2011

To be or not to Be


















Neste dia, há 397 anos, morria o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.
Shakespeare, sepultado na Holy Trinity Church, em Stratford-upon-Avon, tem na sua lápide gravado o epitáfio que transcrevo:

Good frend for Iesvs sake forbeare,
To digg the dvst encloased heare.
Bleste be ye man yt spares thes stones,
And cvrst be he yt moves my bones.

ou no Inglês actual:

Good friend, for Jesus' sake forbear,
To dig the dust enclosed here.
Blessed be the man that spares these stones,
And cursed be he who moves my bones.

Em jeito de homenagem a duas obras suas, deixo também as imagens de
Sonho de uma Noite de Verão:
"Oberon, Titania e Puck com as Fadas", por William Blake (1786)






















e de Macbeth:
"Macbeth Consulting the Vision of the Armed Head", por Henry Fuseli (1793-94)

Ignoto Deo

Desisti de saber qual é o Teu nome,
Se tens ou não tens nome que Te demos,
Ou que rosto é que toma, se algum tome,
Teu sopro tão além de quanto vemos.

Desisti de Te amar, por mais que a fome
Do Teu amor nos seja o mais que temos,
E empenhei-me em domar, nem que os não dome,
Meus, por Ti, passionais e vãos extremos.

Chamar-Te amante ou pai... grotesco engano
Que por demais tresanda a gosto humano!
Grotesco engano o dar-te forma! E enfim,

Desisti de Te achar no quer que seja,
De Te dar nome, rosto, culto ou igreja...
- Tu é que não desistirás de mim!


José Régio

sexta-feira, 22 de abril de 2011

The Passion of Christ

Sexta-Feira Santa

A Percepção assinala este dia com a imagem d' A Crucificação de Cristo, por Jacopo Tintoretto, em 1565.

Brasil

Neste dia, há 511 anos, a frota de Pedro Álvares Cabral ancorava ao largo da costa nordestina do Brasil. Avistado o belo Monte Pascoal (assim o baptizaram no momento), os portugueses descobriam e desembarcavam naquele paraíso sul-americano.

Dia da Terra

Celebra-se hoje o Dia da Terra, criado no dia 22 de Abril de 1970, iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson. O evento, com propósitos de consciencialização e acção ambiental, é agora organizado pela Earth Day Network e tem actualmente a adesão de mais de 175 países.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parkinson

No passado dia 11 de Abril celebrou-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
Corre, na Internet, a petição global para o incentivo e a inovação no combate à doença.
Deixo o link para que os eventuais interessados possam assinar.
Eu já assinei.
http://www.parkinsonspledge.org/pls/apex/f?p=326:1:2139219654969421::NO::P1_LANGUAGE:2

a dançar em repeat

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ai ai

No dia 6 de Novembro de 2010 A Percepção publicou um post sobre o artista chinês Ai Weiwei a propósito da sua instalação "Sunflower Seeds" na Tate Modern.
No passado dia 3 de Abril, Ai Weiwei foi detido, no aeroporto de Pequim, em trânsito para Hong Kong. As autoridades chinesas informaram mais tarde que o artista é suspeito de “crimes económicos”. No entanto, os seus defensores consideram que se trata de uma detenção política, motivada pelo apoio ao Nobel da Paz Liu Xiaobo e, sobretudo, pelas acusações de corrupção na construção de escolas com materiais de fraca qualidade na província de Sichuan, onde muitas crianças morreram soterradas após o terramoto de 2008.
Corre entretanto, na Internet, a petição lançada pela Fundação Solomon R. Guggenheim para a libertação do artista e activista chinês, que ultrapassou em pouco tempo os 90 mil signatários. A iniciativa está a ser considerada um sucesso, mas a atenção recolhida em todo o mundo tornou o site que aloja o documento alvo de um “ataque de negação de serviço”.
A campanha alojada no Change.org, para a libertação de Weiwei está a ser também disseminada por alguns dos principais museus do mundo – como os Guggenheim de Nova Iorque e de Bilbau, e a Tate Modern, de Londres – e pela Associação de Directores de Museus de Arte. O destinatário da petição, já assinada por pessoas de 175 países, é o ministro chinês da Cultura, Cai Wu.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Twitter Eduardiano

Os fãs do Twitter e do Facebook crêem-se pioneiros no mundo das redes sociais, mas, há cem anos atrás, os Eduardianos já o faziam... usando postais!
O postal ilustrado, com uma imagem num lado e espaço para escrita no outro, foi um sucesso instantâneo, depois de ter sido lançado nos finais do século XIX, na Grã-Bretanha.
Estima-se que, entre 1901 e 1910, tenham circulado cerca de seis biliões de postais em todo o Reino Unido. Com uma distribuição do correio a ocorrer dez vezes por dia nas maiores cidades, o postal tornava-se um meio de comunicação mais rápido e barato do que a carta formal.
A linguagem utilizada já levantava controvérsia, à semelhança das mensagens de texto dos nossos dias. Reza assim uma missiva dirigida a uma tal Mrs Rowarth, em Derbyshire: 'A P.C. from you this mg. is it tomorrow or next Sat. the opening. if tomorrow it is decidedly off with me. & I am afraid it would be the same next week.'
De facto, a má pontuação, os erros ortográficos e as incorrecções gramaticais escandalizavam os mais letrados. Uma outra mensagem descoberta: 'Our George will come and fitch the peelinges and bring you a bit of pork so don't get any meat.'
Com o tempo, o postal ilustrado veio a ser encarado como um avanço positivo. Como será com os novos meios informais de comunicação da actualidade?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alexander Graham Bell e o Telefone

Neste dia, há 135 anos, Alexander Graham Bell registava a patente de um invento: o Telefone.
Deixo uma imagem do inventor a testar o protótipo.

Futebol Clube do Porto

A Percepção felicita o Futebol Clube do Porto pela brilhante conquista do Campeonato Nacional de Futebol (Liga Zon Sagres) 2010/2011.

FMI (vem aí)

A Percepção dedica o cartaz do filme O Equilibrista a todos os portugueses futuros usufrutuários de dinheiro emprestado por outros países. Ou segundo a frase subtítulo "Há uma linha ténue entre a genialidade e a loucura".

domingo, 3 de abril de 2011

Hã?!

O documentário "Li Ké Terra" de Filipa Reis, João Miller Guerra e Nuno Baptista, que foi distinguido no doclisboa 2010 com o Grande Prémio CGD e com o Prémio Escolas para melhor longa-metragem da Competição Portuguesa, foi seleccionado para a Competição Internacional do Cinéma du Réel -- Festival International de Films Documentaires, que decorre até 5 de Abril em Paris.