quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A nossa percepção do tempo

Nicholas Carr, finalista do Pulitzer, tem sido um crítico dos efeitos da Internet no nosso cérebro. Diz que a velocidade e bombardeamento de informação constante estão a fazer-nos perder a capacidade de concentração e a tornar-nos menos reflexivos.
O livro de Nicholas Carr The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains, foi finalista dos prémios Pulitzer de não-ficção. Como o título indica, centra-se no impacto da Internet no nosso cérebro e nos efeitos perversos do seu lado distractivo, errático e rápido.

Este é um tema a que se tem dedicado e que o levou a escrever um ensaio amplamente divulgado no meio, Is Google making us stupid? (pode ler-se na edição online da revista The Atlantic), onde relata a sua experiência de leitura pós-Internet e os efeitos na memória e concentração. Autor ainda de The Big Switch: Rewiring the World, from Edison to Google (2008) e de Does IT Matter? (2004), tem debatido o seu ponto de vista em várias universidades pelo mundo.







sábado, 24 de novembro de 2012

Em paz


"A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos."
Albert Einstein

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O voo da Porca

   Inspirado no Triunfo dos Porcos, de George Orwell, Roger Waters concebeu o álbum "Animals" (1977) como uma alegoria da sociedade humana, dividida em três espécies animais: os "porcos" (os falsos moralistas, tiranos e arrogantes); os "cães" (os ambiciosos sem escrúpulos) e os "carneiros" (a grande maioria que nada questiona e tudo suporta de modo complacente).






Pigs on the Wing (8-track version) by Floyd on Grooveshark

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Futebol Clube do Porto

O Futebol Clube do Porto é, neste momento, a única equipa invicta da europa e apetece-me esta dedicatória. Viva o Porto!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A pulsar nas veias

Ao meu pai

Ao meu pai, que há cinco anos partiu neste dia de todos os santos, deixo a voz de Mario Lanza, que ele tanto apreciava.
Saudades, pai, do som da agulha nos teus long play e de ouvir contigo.