sábado, 16 de outubro de 2010

Y O O X

Federico Marchetti gosta de se comparar a Caronte, o barqueiro que leva Dante ao submundo. Quando no ano 2000 fundou a Yoox.com, o mercado online de descontos na roupa de alto pronto-a-vestir e acessórios, Marchetti ajudou as marcas a navegar nas águas movediças da Internet.
Entrevistado no apartamento duplex em que vive, junto ao Teatro dal Verme no bairro Magenta de Milão, diz "Caronte é como uma ponte entre dois mundos, no meu caso aproximei a moda e a Internet, dois mundos tão afastados há dez anos atrás e agora mais próximos que nunca".
Mas ao Contrário de Caronte, que maltratava os pecadores, a Yoox.com, com o seu mundo de sobre stocks e stocks não vendidos de todas as estações e colecções, atrai mais de 6 milhões de novos utilizadores num mês.
Mais recentemente, a Yoox começou a vender peças de designers como Achille Castiglioni ou Philippe Starck, uma iniciativa que faz tanto pela estratégia comercial de Marchetti como pela sua paixão pela arte e o design, onde se evidenciam a fixação pelas criações de Ettore Sottsass, Franz West, Yoshitomo Nara e Mark Kostabi. Em lugar de destaque, orgulhosamente ostentado sobre a sua lareira, possui o retrato de Drácula por Andy Warhol.

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