quarta-feira, 21 de abril de 2010

Samuel Langhorne Clemens


Faz hoje 100 anos que morreu Mark Twain.
Lembro-me da primeira vez que li As Aventuras de Tom Sawyer. Com Tom e Huck sonhava e também eu corria descalço ao longo do Mississipi acompanhando os barcos a vapor. Era ainda pequeno e tudo aquilo me entusiasmou. Ali tive talvez das primeiras lições literárias sobre a natureza humana.
No capítulo cinco A CAROCHA E A SUA PRESA, na presença de toda a comunidade -- de Tom, da tia Polly, do chefe dos correios, da viúva Douglas, do major Ward, de Mrs. Ward, do advogado Riverson, das raparigas vestidas de cambraia e cheias de fitas, dos rapazes de cabelo empastado e risonhos, do rapaz modelo Willie Mufferson -- depois do sino tocar e tudo caír num silêncio profundo, a voz do padre Sprangue, que começava num tom médio, dizia:
Subirei aos céus num «leito» florido
Enquanto outros lutam em «mares» sangrentos.

Deixo aqui hoje uma interessante foto do escritor:
Mark Twain no laboratório de Nicola Tesla, Primavera de 1894

2 comentários:

  1. A enumeração das personagens fez-me voltar lá de facto. Ao contrário de ti nunca li o livro, mas era fã dos desenhos-animados (gerações diferentes) e foi com eles que me iniciei na animação japonesa.

    Não sabia que Twain e Tesla haviam sido amigos, com esta partilha despertaste-me para o livro "A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court".

    Mais uma vez abandono o teu espaço um pouco mais culta :) Adoro aprender
    Thanks ***

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar