quarta-feira, 13 de abril de 2011

Twitter Eduardiano

Os fãs do Twitter e do Facebook crêem-se pioneiros no mundo das redes sociais, mas, há cem anos atrás, os Eduardianos já o faziam... usando postais!
O postal ilustrado, com uma imagem num lado e espaço para escrita no outro, foi um sucesso instantâneo, depois de ter sido lançado nos finais do século XIX, na Grã-Bretanha.
Estima-se que, entre 1901 e 1910, tenham circulado cerca de seis biliões de postais em todo o Reino Unido. Com uma distribuição do correio a ocorrer dez vezes por dia nas maiores cidades, o postal tornava-se um meio de comunicação mais rápido e barato do que a carta formal.
A linguagem utilizada já levantava controvérsia, à semelhança das mensagens de texto dos nossos dias. Reza assim uma missiva dirigida a uma tal Mrs Rowarth, em Derbyshire: 'A P.C. from you this mg. is it tomorrow or next Sat. the opening. if tomorrow it is decidedly off with me. & I am afraid it would be the same next week.'
De facto, a má pontuação, os erros ortográficos e as incorrecções gramaticais escandalizavam os mais letrados. Uma outra mensagem descoberta: 'Our George will come and fitch the peelinges and bring you a bit of pork so don't get any meat.'
Com o tempo, o postal ilustrado veio a ser encarado como um avanço positivo. Como será com os novos meios informais de comunicação da actualidade?

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